Calibragem

A calibragem desempenha um pepel extremamente importante na tecnologia de medição. Durante a calibragem, a diferença entre o valor medido e um valor conhecido, digamos que um padrão de referência, é calculada. Este erro de medição produzido pelo instrumento deve ser tido em conta quando os testes são realizados. Sem conhecer este contexto, não é possível uma medição fiável. A norma ISO 9001 prescreve que os dispositivos de medição sejam calibrados ou verificados, de forma a assegurar que os resultados são válidos. Além disso, a calibragem deve ser efetuada quer antes da medição, quer a intervalos regulares. Além disso, cada instrumento de medição profissional deve ter uma função de calibragem.

Os seguintes passos são necessários para a calibragem:

  • Um processo de medição predefinido abrangente:
    • Abordagem ou método
    • Definição dos padrões necessários
    • Condições ambientes estipuladas
  • Sequência operacional da calibragem
  • Avaliação estatística dos valores medidos, de acordo com o procedimento fixado
  • Certificado de calibragem com o desvio e incerteza

Os instrumentos de medição FISCHER são muito flexíveis e podem ser utilizados para várias tarefas. Assim, durante a calibragem é importante considerar as condições de medição específicas da tarefa de medição. Isso inclui, por exemplo, o tipo ou disposição de camadas de material. Uma calibragem geral, como para uma escala com pesos normalizados, não é possível. A calibragem não se aplica à tarefa de medição específica. Daí que, para cada tarefa de medição, deva existir uma calibragem correspondente armazenada no dispositivo.

Dependendo dos requisitos colocados na calibragem, as normas utilizadas também devem ser rastreáveis. Estas normas possuem uma ligação clara com as normas principais de certificação. Isso significa que o desvio de medição destes padrões relativamente aos padrões principais constitui uma quantidade conhecida documentada como desvio e incerteza.

Quando os instrumentos de medição FISCHER deixam a fábrica, já possuem uma calibragem básica precisa. As nossas sondas táteis, por exemplo, são pré-calibradas em várias dezenas de pontos de medição. A calibragem de instrumentos FISCHER para uma determinada tarefa de medição é rápida e simples. Para além disso, a FISCHER oferece várias centenas de padrões de calibragem diferentes. Assim, para um vasto leque de tarefas de medição, os padrões de calibragem podem ser encomendados do catálogo.

Mais informação disponível em:
https://en.wikipedia.org/wiki/Calibration

O seu contacto com a FISCHER

Fischer Do Brasil
São Paulo/Brasil

Contatar diretamente
Tel.: +55 11 3588-0909
E-mail: brasil@helmutfischer.com
Formulário de contato on-line